terça-feira, 28 de setembro de 2010

9 Superdicas para acordar mais cedo (ou pelo menos no horário)

Aeee, pessoas!


Sei que não tenho sido a blogueira mais atualizada da internet, mas realmente tenho andado correndo demais e com problemas no computador (com certeza os problemas no computador são bem mais relevantes do que o "correndo demais" rs). 
Enfim, estou tentando pelo menos uma vez por dia colocar algo que eu ache legal aqui, já que para escrever eu precisaria mesmo de mais tempo (por quê o dia não tem umas 300 mil horas???).
Fuçando no meu bom amigo twitter, encontrei um texto bacana com dicas de como fazer para acordar mais cedo. Confesso que quando eu fazia faculdade conseguia acordar num pulo e hoje nem tanto... pois é, a idade chega, começamos a nos acomodar com uma vida menos louca do que da época da facu, mas acho que é um texto legal para muitas pessoas que vivem o mesmo que eu, para quem tem sérias dificuldades para dormir (o que, definitivamente não é meu caso) ou simplesmente curiosos sobre o tema.


Enfim, enjoy it!


Abs, 
Aline - Chica



Se você luta para acordar cedo todos os dias poderá tirar muito proveito destas dicas infalíveis para ter um dia mais produtivo.
como acordar cedo
Talvez você tenha hábitos noturnos, talvez acorde com as galinhas.
Pesquisas indicam que, dependendo do seu cronótipo, algumas pessoas ficam em estado de alerta mais fácilmente no início do dia, outras conseguem isso apenas mais tarde.
A maioria dos presidentes de empresas acordam antes das 6h e muitos dizem que as pessoas de mais sucesso acordam cedo. Faz sentido. Se você acorda mais cedo é possível que gaste menos tempo dormindo o que pode liberar tempo para outras atividade mais produtivas.
Mas como é que você faz a transição para acordar cedo e ficar mais desperto? Será que isso é mesmo possível?
A resposta é que não importa o seu ritmo natural, muitas pessoas já conseguiram treinar a si mesmas para acordar mais cedo ou necessitar de menos sono. Vamos mostrar como:

1. Vá para a cama quando estiver cansado e faça isso no mesmo horário todos os dias

como acordar cedo
Pode parecer óbvio, mas é mais difícil do que você pensa. Mas muitas pessoas acambam cochilando de noite no sofá e acordam para assistir TV. No momento de ir para a cama o sono já foi embora e você acaba indo dormir muito tarde e perdendo tempo de sono.
Mesmo que você não esteja como sono a 1h da manhã certifique-se que seu despertador está programado para o novo horário de manhã. No dia seguinte você cansará mais cedo e um novo — e mais estável — padrão de sono começará a se estabelecer. Mas não tente forçar a si mesmo dormir quando não está com sono. Você se sentirá frustrado e perderá tempo valioso na cama, acordado. Essa ansiedade pode levar a insônia. Portanto espere até sentir-se cansado e acorde no mesmo horário todos os dias. Logo o seu novo ciclo de sono se estabelecerá.

2. A regra dos 90 minutos

como acordar cedo
Apesar de ser consenso geral que oito horas é a quantidade ideal de sono as pesquisas afirmam que o sono ocorre em intervalos de 90 minutos. Este ciclo de 1h30min inclui duas doses de sono REM com uma dose de sono não-REM entre elas. Portanto a melhor maneira é transformar o seu tempo de sono em um múltiplo de 90 minutos.

3. Reduza gradualmente o seu tempo de sono

como acordar cedo
Você pode estar acostumado a oito horas de sono, mas a verdade é que você pode treinar seu corpo a viver com bem menos do que isso. E não quer dizer que você vai funcionar com menos combustível, mas ter o mesmo combustível com menos tempo de sono.
Para tornar esta transição mais fácil, reduza o tempo de sono 30 minutos a cada semana até chegar a quantidade ideal de sono para você.

4. Consiga uma boa razão para levantar de manhã

como acordar cedo
Se você não tem uma boa razão para levantar pela manhã, você nunca o fará. Pode ser a academia, algum projeto seu ou simplesmente fazer um gostoso café e ler o jornal.
Não importa o que é contanto que seus benefícios sejam maiores do que a vontade de falar “só mais cinco minutos”. Se é algo que você está estimulado para fazer, tanto melhor. Se você é fã de café que tal comprar uma cafeteira automática e programá-la para fazer o café bem cedo. O cheiro de café frescquinho é o melhor jeito de sair da cama para alguns.

5. Deixe o Sol entrar

como acordar cedo
Deixe as cortinas ou persianas abertas para que o sol entre pela manhã. Quando está escuro o seu corpo responde produzindo melatonina, o hormônio do sono. A luz interrompe este processo e dá um aviso para o seu cérebro que é hora de acordar. Caso isto não seja possível no seu caso ou se preferir controlar o horário que a luz invade o seu quarto a Phillips fez um despertador com uma grande lâmpada que aumenta a quantidade de luz a medida que o sol se levanta.

6. Mude o lugar do seu despertador

como acordar cedo
Para muitas pessoas a parte mais difícil de acordar é sair de uma cama quentinha e confortável. Portanto, se você tiver que levantar para desligar o seu despertador, tanto melhor. Mude-o para um canto distante do quarto e certifique-se que o som está em um volume intolerável, talvez com um tipo de música bem irritante.
Faça o que for necessário para que você fique enervado o suficiente para levantar e desligá-lo. Já que você levantou as chances de que você não voltará a dormir são boas já que você tem coisas tão interessantes para fazer como explicado no ítem número 4.

7. Não volte a cochilar

como acordar cedo
Você sabe como é quando você repete a si mesmo “só mais cinco minutos”. É fácil perder uma hora nesta brincadeira e se atrasar para o trabalho. O pior é que durante todo este tempo o sono é torturante enquanto você fica apertando o botão “soneca” do despertador ou acordando a cada minuto preocupado com o horário.
Corte o soneca de uma vez por todas da sua vida! Não é mais uma alternativa. Pense bem: se você vai ficar apertando o soneca a todo momento é melhor colocar o despertador para tocar uma hora mais para frente e conseguir um sono de qualidade.

8. Beba um copo d’água

como acordar cedo
Se a irrefreável vontade de urinar não te tira da cama, você tem problemas bem maiores do que dormir em excesso. Tome um copo d’água antes de ir para a cama e você naturalmente acordará cedo.
Após beber encha o copo novamente e deixe ao lado da cama para tomar pela manhã. Um copo de água cedinho fará o seu metabolismo “pegar no tranco” ainda antes daquela xícara de café.

9. Seja o seu próprio despertador

como acordar cedo
Para alguns pode soar uma maluquice, mas se você disser a si mesmo que acordará em um certo horário, seu cérebro fará o trabalho naturalmente.
Se você ainda não teve esta experiência, tente. Programe seu dispertador para 5h45 (por precaução) e, deitado na cama, diga a si mesmo que acordará 5h30. Você se surpreenderá, pois vai acordar bem próximo do horário determinado, muitas vezes exatamente as 5h30. Mas se você for dormir muita tarde e quiser acordar muito cedo seu cérebro dará preferência ao descanso e o auto-despertador possivelmente não funcionará. Talvez seja necessário treinar por alguns dias dormindo em um mesmo horário, antes de conseguir fazê-lo.
Quando você consegue acordar sem um despertador a transição entre o sono e a consciência é bem mais agradável. [Divine Caroline]

Nenhum comentário:

Postar um comentário