quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aquele com dicas para pesquisar os candidatos às eleições

Pois é, galera!


Eleições neste domingão e gostaria de compartilhar com vocês 6 dicas de sites que ajudam a saber mais sobre o seu candidato ou, se ainda não decidiu o voto, pode tirar suas dúvidas, ainda dá tempo! O que não dá é deixar pra pensar depois de 4 anos, quando já tivermos perdido tempo e, provavelmente mais dinheiro.


6 dicas de sites que ajudam você a escolher seus candidatos

As eleições serão no próximo (3/10). E aí, já escolheu seus candidatos? Se ainda não tiver definido, temos umas boas dicas de sites para buscar informações sobre os postulantes a cargos públicos.
Sites auxiliam com informações sobre biografia, situação perante a Justiça e projetos defendidos
Sites auxiliam com informações sobre biografia, situação perante a Justiça e projetos defendidos
Se já tiver escolhido, convido você da mesma forma para dar uma espiada na lista abaixo – isso pode fazer você repensar o seu voto ou ir mais seguro para as urnas.
A listagem abaixo foi feita a partir de sugestões publicadas pela Agência Câmara. São boas ferramentas de apoio, que municiam o eleitor com informação de vários tipos, como a biografia, vida pregressa e afinidade políticas, determinadas a partir do que o candidato pensa ou defende sobre diversas questões.
Disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE), o serviço traz informações sobre todos os candidatos desta eleição no País inteiro. É possível acessar por Estado, escolhendo a situação e o cargo.
2.Ficha Limpa 
Site do movimento Ficha Limpa, lei que impede que políticos com condenação na Justiça concorram às eleições. Em vez de destacar os “fichas sujas”, o canal aponta aqueles que estão com a ficha limpa. Por isso, abre espaço para candidatos cadastrarem no site suas candidaturas, que passam por verificação dos responsáveis pelo site – eles analisam se o postulante está mesmo com a ficha limpa (sem condenações na Justiça).
Aqueles que estivem “limpos”, constam na relação do site para consulta dos eleitores. Isso significa que, além de colocarem à favor da lei Ficha Limpa, os candidatos se comprometem com a transparência por meio da prestação de contas de sua campanha eleitoral, informando semanalmente a origem dos recursos obtidos e os gastos efetivados.
3.Extrato Parlamentar
Este site calcula a afinidade política entre as ideias dos candidatos a deputado federal e o que você pensa. O cálculo é feito a partir de modelos matemáticos baseados na posição do parlamentar sobre os temas listados, que leva em consideração o banco de dados legislativo do Cebrap, um dos responsáveis pelo site – o Extrato Parlamentar também tem como parceiro o Movimento Voto Aberto, entre outras instituições.
4. Repolítica
Aqui o objetivo também é apontar afinidades com as ideias de candidatos. A diferença em relação ao Extrato Parlamentar, no entanto, é que ele inclui também candidaturas à presidência, governo, senado e deputado estadual. Os apontamentos do Repolítica são feitos a partir do “cruzamento da opinião da comunidade, que avalia ética, ideologia e prioridades do político, com dados da Transparência Brasil e do TSE, que exibem questões como ficha criminal e projetos apresentados.”
5. Projeto Excelências
Mantido pela ong Transparência Brasil, o site divulga informações sobre os parlamentares em exercício em todas as esferas políticas – federal e estadual e vereadores, num total de 2368 políticos. Os dados são obtidos de fontes públicas ( Casas legislativas, TSE, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras) e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil, como o “Às claras”, sobre financiamento de campanhas, e o “Deu no jornal”, com notícias sobre corrupção.
6.Câmara dos Deputados
O site da Câmara informa é útil para conhecer melhor os candidatos que postulam a reeleição. O canal traz a biografia dos deputados em exercício, discursos, votações em plenários, presença em plenário e em comissões e projetos que apresentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário