domingo, 20 de março de 2011

Aquele com a coluna do Dagomir Marquezi na Info

Bom, 

Eu sei que na maioria das vezes as pessoas esperam ver um conteúdo original no blog das outras. Mas, quando encontro algo que acho extremamente relevante e bacana, acredito ser super válido um compartilhamento!

Até porque, hoje em dia são tantas coisas, acontecendo em tantos lugares ao mesmo tempo, que fica mesmo dificil acompanhar tudo, então, acho justo compartilhar temas, vídeos, textos, etc, que agreguem e sejam de interesse meu e de quem me segue aqui!

Sendo assim, vou compartilhar um texto do Dagomir Marquezi da Revista Info (que eu adoroooo!!! A revista e os textos dele) no qual ele fala sobre música.

Sim, a música é algo que realmente mexe comigo! Sei que muitos discordam em termos musicais e tal, mas no fim, todo mundo ouve alguma coisa... e se não ouve ou é surdo ou, pode ter certeza, essa pessoa tem algum sério problema! 

Não consigo imaginar minha vida sem música!!! Não sei se pelo fato de que meu pai é um cara mega fissurado em música desde sempre e acompanho isso desde o berço, literalmente (sim, tenho provas: fotos de mim e do meu irmão pequenininos com os fones de ouvido do meu pai ouvindo, certamente, boa música!)!!! 

Por isso, ao ler esse texto do Dagomir, fiquei até emocionada! Não pela mania que ele descreve ter (vocês vão entender ao lê-lo), mas pela paixão que o move a tê-la! E é essa paixão pela música que me move também! E a maioria das pessoas que eu conheço, inclusive meu pai, claro, pra quem li esse texto e que também tem manias com relação a seus tão adorados CD's, Mp3's, vídeos de música e tudo relacionado!

Portanto, agradeço pela música existir (se não existisse, eu a inventaria! Rá! ), por existirem pessoas capazes de fazer boa música, por existirem pessoas que curtem as músicas e, principalmente, ao meu pai, por me introduzir nesse mundo sensacional!!!

Segue o texto!! 

Enjoy it!!

"NOME, TRAÇO, TÍTULO" por Dagomir Marquezi, colunista da Revista Info

"Informação não é conhecimento. Conhecimento não é sabedoria. Sabedoria não é verdade. Verdade não é beleza. Beleza não é amor. Amor não é música. Música é o melhor. - Frank Zappa"

"A música rege minha vida. Marca meus passos. Acerta meu ritmo. Ficaria demente sem ela. Desde criança aprendi a possuir música para ter acesso a ela sem depender de ninguém. Com meu pai guardei discos 78RPM de música caribenha. Depois fiz reservas de rock, clássico e jazz. Reuni a obra de Frank Zappa, Joseph Haydn, Moreira da Silva e James Brown.
Essa "posse" já teve a cara de LPs de vinil, fitas cassete, CD's, SACD's, minidiscs e DVD-As. Hoje, ouço música em formato MP3, que me acompanha aonde vou como um remédio tarja preta, a solução para qualquer crise. Passei quase todas as minhas coleções de vinil, cassete e CD para MP3. É só o começo da devoção.
Copiar CDs no PC ou baixar músicas todo mundo faz. Tento ir além. Transformo a administração desse tesouro em arte e meditação. Trato minhas músicas como preciosos remédios para a alma, a mente e o corpo. Só uso a maior definição possível: 320kbps. Ocupa espaço, eu sei. Qual o problema se você tem um HD de 1 TB? Ou pode carregar um pen drive de 64GB no pescoço? 
Nomeio cada faixa com o nome do intérprete, espaço, traço, espaço, título da música. Se necessário, corrigo as tags no Winamp. É um dos segredos da meditação musical: a padronização. É como separar gráos de areia, montar miniaturas de avião ou cultivar bonsais. Esvazia a mente. Nome, espaço, traço, espaço, título.
Mas padronizar não é misturar tudo na pasta Minhas Músicas. Uso três tipos de organização:
1) Dependendo do caso, mantenho o formato do CD. Quando ele é marcante, não mudo nada. Deixo (e geralmente ouço) na ordem. Uso também para artistas que criaram discos conceituais, como os Beatles. E, claro, para música clássica.
2) Crio coletâneas para artistas que não precisam estar em álbuns, gosto das músicas, não importa o disco: Kurtis Blow, Gerson King etc.
3 ) Faço o mesmo com gêneros. Tenho uma pasta de funk music, outra de bossa nova, blues, não interessa quem os interprete. 
Dagomir Marquezi
Organizadas e identificadas, chega o momento de transferir milhares de músicas para o iPhone e o iPad. O toque final vem (no iTunes) com a cuidadosa escolha de uma capa para cada álbum. Busco na internet (ou escaneio) capas em alta definição, para abri-las no iPad. Assim volto às grandes capas dos vinis, que a gente admirava como quadros no Louvre. Se é um CD que reformatei em MP3, uso a capa do disco, a melhor reprodução possível. Se é um gênero ou um artista, crio a minha própria. Sem capa, não entra.
Muitos tomam esse cuidados. Outros acham uma perda de tempo e não se importam de ler coisas como  "madona_reyoflith.mp3". Para mim, isso é desrespeito à mais vital das artes. Canários cantam, baleias cantam, cigarras cantam. O universo é uma vasta sinfonia de sons e ritmos. Música é o melhor."
Para ler mais sobre ele ou o que ele escreve, acesse: http://www.dagomir.blogspot.com/ ou acompanhe na Revista Info.

Abs, 

Aline - Chica 

4 comentários:

  1. Ah Li!! Adorei, lógico!!! Além de td o q ele disse, mais importante foi o q " Vc " disse. Quer mais originalidade?!...Bem, pra mim tá ótimo!!!!
    Só fiz pq te amo muuuuitãããão!!!! E música tá no nosso DNA.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Aeeeeeee, pai!!!!

    Valeu pelo coment!!! Que bom que curtiu a minha parte original! Tive que colocar esse texto! É muito bom!!! ; )

    Bjkssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,

    Concordo totalmente com você o que seria a vida sem música, quando estamos tristes ouvimos uma música, felizes ouvimos música enfim pra todos os estados de espírito tem "aquela" música que se encaixa.. adorei o texto muito bem escrito vou ler mais sobre o autor!

    Coloquei um post lá no meu site sobre a matéria da revista "Somos" com a nossa participação... dá uma olhadinha lá... divulguei seu blog!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie, Keila! Tudo bem?

    Puxa, que legal que curtiu o post! Eu li esse texto e adorei também! Música é tudo!!! rs

    Eu dei uma olhada no seu blog, muito legal! Eu estava de férias e não sabia que o meu blog acabou sendo mesmo divulgado na Somos. Nossa, muito legal!! Tô muito feliz rsrs. Vou divulgar aqui também!!! Valeu, Keila!!

    Bjkss

    ResponderExcluir