sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Aquele sobre analogias entre pessoas e a política de privacidade do Facebook


Ok, ok, todos já sabem que o mundo está cada vez mais conectado e que as redes sociais super bombam, não se sai delas, não se consegue parar de falar sobre elas e saber que existem pessoas que ainda não estão no Facebook nos faz pensar que: 1) ou essas pessoas têm sérios problemas ou 2) 1 bilhão de pessoas que estão no Face têm.

Mas acho que é legal pensar uma coisa: redes sociais, pelo próprio nome, remetem a algo não necessariamente virtual ou digital. Todas as pessoas têm uma rede de contatos (se não têm – BÉÉÉÉÉÉÉÉÉ – medooooo!), seja com pessoas da família, amigos, pessoas do trabalho, etc. Logo, o conceito, em si não é inovador. Inovadora é a forma como elas estão se formando e agrupando agora, já que isso se dá através da super rede mundial chamada Internet.

Neste contexto, venho aqui para destacar um tema importante: analogia das pessoas e a política de privacidade do Facebook (bleh pra vc que ainda usa Orkut ou um funcionário da Google que usa o Google+!)

Existem pessoas que podem ser descritas exatamente como é a política de segurança/compartilhamentos do Face...

1) Pessoas "públicas": são daquelas que contam TUDO para TODO MUNDO! E quando digo tudo, é tudo mesmo, não é só uma generalização. É o tipo que te liga, conta uma coisa escabrosa – ou não – e ainda pede pra você, pobre mortal, não contar nada pra ninguém. Você, felizão (ona), acreditando que está super ajudando a pessoa, obviamente, guarda segredo e BAM! descobre que ela/ele já contou para meio mundo ou, num lugar com pessoas desconhecidas, lança esse “segredo” sem a maior cerimônia deixando você com essa cara MEME embasbacado.  DICA: ouça a pessoa e realmente continue fazendo isso. No máximo, um dia ela pode se arrepender um pouquinho por contar tudo para todos, mas pode usar a frase: “Minha vida é um livro aberto!”.

2) Pessoas "amigas dos amigos": quase uma pessoa pública, com o único filtro de que não conta coisas escabrosas para mendigos na rua ou amigos do metrô (ou ônibus, para ser inclusiva). Essa pessoa vai contar coisas que talvez não devesse, mas pelo menos vai ser para aquele seu amigo (a) que você acabou de apresentar, então, qual o problema? #ironiamodeon. DICA: Tenha cuidado ao levar essa pessoa em encontros com seus amigos realmente queridos. Mas, se você nem gostar tanto assim desses seus “amigos” pode levá-la (o), afinal, eles pensarão que, se anda com uma pessoa que conta algo assim na primeira vez que conhece outra, podem achar que não vale a pena ter contato com você! 

3) Pessoas amigas: Ufa! Chegamos num nível de comportamento que já acho mais normal... apesar de que, mesmo aqui, é possível encontrar pessoas que compartilham algo bizarro, sem o qual você viveria bem. Mas, fazer o quê... amigos são a família que escolhemos, logo, não reclame!  (Ou faça novos amigos :D). DICA: aqui não tem muito que dizer... é bem compreensível compartilhar coisas escabrosas ou não com pessoas com quem tem amizade, conhece e confia ;-)

4) Pessoas "somente eu": esse é um tipo que dá medo! Estatísticas comprovam que 90% dos psicopatas não têm amigos e não compartilham nada – mentira! Sei lá eu se esse tipo de estatística existe... Porém pessoas que não dividem nada com as outras, nem resfriado, definitivamente não captaram a ideia de rede social real nem digital! Se a rede existe,  vamô compartilhá aê! Ok, com certas coisas que vemos sendo compartilhadas por aí, pode valer a pena que alguns guardem tudo apenas para si próprios, principalmente nas redes sociais -- vulgo Facebook . Exemplos: “Tô de TPM”, “Ai, muita cólica agora!” 

WTF?????????????????????????????????????????????????????????????

Quem quer saber disso???? Por favor, publique apenas para você e torne o mundo um lugar melhor! #ficadica
DICA: pessoas que têm amigos assim sabem o que quero dizer. Se for uma pessoa legal, obviamente vale ajudá-la a se abrir para o mundo, mesmo que esse mundo se restrinja a você. Afinal, também aprendemos através da vivência dos outros, por isso a importância de compartilhar ;-) 
DICA 2: esse é o tipo de pessoa que não adianta mesmo cutucar, na vida real (medo se você faz isso) e no mundo virtual (vulgo Facebook).

E você, que tipo é? 

Abs,

Aline - Chica

Nenhum comentário:

Postar um comentário