segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Aquele sobre a "on-demandização" do rádio

Oie, gente!

Acredito que a maioria das pessoas já percebeu e usufrui do fenômeno SENSACIONAL de ferramentas e conteúdos on-demand crescendo cada vez mais.

Chega de aguardar ansiosamente o começo do ano para ver a programação de filmes da Rede Globo (quem nunca?) ou ficar paquerando os filmes que gostaria de ver nas estantes das quase extintas locadoras (tchau, Blockbuster!), ficar olhando no relógio para ligar na MTV (tchau também) pra ver os clipes das suas músicas preferidas, ou ainda ficar acompanhando os horários da programação da TV a cabo para assistir ou gravar o que te interessa (inclusive, já questiono a assinatura de um serviço assim, mas isso é assunto pra outro post). 

Sim, estou falando de coisas meio óbvias e que todos têm sentido na pele, fazendo com que nosso consumo de conteúdo melhore absurdamente. Mas chamo atenção para o fato de que percebemos isso muito claramente nos conteúdos, digamos, visuais. Hoje contamos com Youtube, Netflix, download compra de conteúdo on-line, dentre outros para suprir essa nossa necessidade básica (junto com a internet, claro). Mas quantos aqui já perceberam uma mudança, na minha visão, de igual importância e mais silenciosa? 

Estou aqui para falar dos podcasts!!!! Uma maneira excelente, ao meu ver, de você poder ouvir conteúdo on-demand, mas como rádio :D

A expressão "podcasting" é uma junção de iPod (olha a Apple sempre aí!) e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão), ou seja,  conteúdo personalizado sob demanda, nesse caso, via áudio. Confesso que demorei milênios para realmente começar a usufruir deste tipo de conteúdo (seu início data de 2004). Mas minha vida mudou depois que meu namorado, JR, me apresentou para um tal de Nerdcast

Pelo nome já dá pra perceber que é algo bem nerd, logo, acertou em cheio meu coração! Antes que me zoem me perguntem: Nerdcast é o podcast semanal do grupo de conteúdo Jovem Nerd

Esse grupo foi fundado por um cara master nerd (daí o apelido Jovem Nerd ou JN para os íntimos) + um cara nem tão nerd assim, mas engraçadíssimo: Azaghal. Nos podcasts há discussões de temas bem nerds sobre Star Trek, Star Wars e História do Armazenamento: da pedra ao blu-ray, por exemplo... mas também tem discussões do tipo: Protocolos Sociais (convite mal vindo para ser padrinho, o famoso "vamô marcar" que lançamos para alguém que nunca mais querermos ver e coisas desse tipo), Histórias da Faculdade, Causos da época da escola... Enfim, só o grupo Jovem Nerd dá outro post (e terá), mas a verdade é que esses caras ganharam minha atenção e abriram o mundo dos podcasts para mim :)

Além desse, ouço também o Braincast, podcast do site animal Brainstorm 9, que aborda temas de Publicidade, Mídias Sociais, Fotografia, Design, Branding, etc. Já ouvi também uma parte do RapaduraCast do site Cinema com Rapadura, no qual abordam temas principalmente relacionados a cinema. 

Enfim, meus ouvidos descobriram um mundo novo no qual consigo enfrentar o trânsito e os trajetos nada curtos entre casa-trabalho, trabalho-pós, pós-casa sempre aprendendo algo e dando muitas risadas (o que causa olhares estranhos de pessoas que querem ter certeza de que não sou louca rindo sozinha).


Recomendo muitíssimo esse mundo, inclusive explorando os outros milhares de podcasts que existem! :)

Para buscar as emissoras e ouvir os programas, vocês podem baixar o app do iPhone "Podcasts", ou outro app caso você não tenha a sorte de pertencer ao mundo Apple caso seu celular possua outro sistema operacional. Além disso, também é possível baixar o arquivo nos sites que citei ou, ainda, ouvir no próprio site via streaming.

Enjoy it!

Abs,


Aline - Chica/iLine

2 comentários:

  1. Essas indicações tem o selo "JR." de qualidade =), deixem o preconceito de lado e deem uma chance para mudar a maneira de como você passa seu tempo, com muita informação e bom humor ;)

    ResponderExcluir
  2. Nem sou tão jovem, mas conheci, ouvi e recomendo. Divertidissimo e informativo.

    ResponderExcluir