domingo, 19 de agosto de 2012

Aquele sobre o efeito WhatsApp

Olha eu aqui de novo!

Estive pensando... e cheguei à conclusão que me comunico muito melhor quando escrevo! Deve ser por isso que amo tanto mensagens no WhatsApp!


Sendo assim, quase entrei em pânico quando ele ficou fora do ar há quase duas semanas por algumas horas. Sério! Pensei: "E agora, como vou falar com as pessoas?". Ok, eu sei que muita gente vai ler isso aqui (tá, não é muita gente que vai ler, mas tudo bem...) e pensar: "Oi? Você já ouviu falar em pegar o telefone e ligar ou em algo ainda mais eficiente: encontrar a pessoa?". 

Primeiramente, não quero que pensem que sou uma pessoa zero sociável por causa disso. Pelo contrário, mas acho que consigo me expressar melhor escrevendo. Porém, o episódio com o WhatsApp realmente me fez rever algumas coisas e refletir... preciso ficar dependente de outra forma de contato, além dele, o que inclui SMS's, Facebook Messenger e por aí vai... :)

E tudo isso me levou a elencar as principais formas de contato que temos nos dias de hoje (isso mesmo, você não vai encontrar aqui nada sobre sinal de fumaça!) e o perfil de uso para cada uma.

WhatsApp (claro que seria o primeiro! hehehe): "Quero falar com as pessoas, mas não estou com pressa". 
Por quê
1) não é todo mundo que tem esse app ainda (perdoai-lhes, eles não sabem o que fazem...);
2) ele depende da internet e não é todo mundo que tem acesso à rede wi-fi toda hora ou deixa o plano de dados ativado.

SMS: "Quero falar e tenho pressa" "Nem tô com tanta pressa assim" ou "Sou tímido (a) para ligar".
Por quê?
Muita gente pode pensar que a timidez não tem nada a ver com enviar SMS's. E pode ser que não tenha mesmo... Mas vamos combinar: não ter uma mensagem respondida é bem triste e tal, mas superável. Ligar e perceber que a pessoa nem tá querendo muito falar com você é outra. 
Fora isso, pode mesmo não ter a ver com timidez, mas tem a ver com pressa... o que nem sempre faz muito sentido, já que o ato de escrever um SMS, teoricamente, deve ser mais demorado do que simplesmente localizar o contato da pessoa e ligar... hehehe

Facebook Messenger: "Tenho 0 pressa e dei uma fuçada na sua vida"
Quem já não usou o bate-papo do Face para falar com alguém só depois de ter dado aquela olhada geral no perfil, que atire a primeira pedra! Devo admitir que, até eu que era meio resistente com relação a essa forma de envio de mensagens, sou adepta. É muito prático e tem todos os seus 300 milhões de "amigos" do Face :). 

DM no Twitter: "Pressa é algo que não existe no meu vocabulário".
Claro que há controvérsias e há pessoas que não desgrudam do Twitter nem um segundo (tendo em vista posts suuuuper interessantes que surgem =/), mas vamos combinar que para nós, pessoas normais (e olha que me incluo nessa) e que não ficamos o dia inteiro no Twitter, uma direct message só será lida sabe-se lá quando. Até porque a maioria das mensagens é spam.

Mensagem no Google+ (é, não tem bem um nome das mensagens lá...): "Sou funcionário do Google e preciso que você largue o Facebook e trafegue na minha rede social"
Acho que não precisa falar muito mais...

Mensagem no Orkut: Nãooooooooooooooo!!!! Você ainda usa isso???? OMG!!! Pare de ler isso aqui e cria seu perfil no Face, já!

E-mail: "Quero competir com os spams" ou "Tenho mais de 50 anos"
Brincadeiras à parte, enviar emails hoje em dia (pelo menos para o email pessoal) para conversar é realmente algo inusitado. Claro que é uma forma muito usada ainda, mas acho que a chamada geração Z nem deve saber o que é isso...

MSN: "Sim, eu sou resistente, e daí?"
O bom e velho MSN que tanto nos acompanhou por anos, deu uma caída. Antes o legal era conhecer alguém e pedir o MSN da pessoa... Hoje é só buscar no Face e você já sabe tudo (ou pelo menos tudo que a pessoa quer que os outros saibam). Meu sonho é criarem a interface na qual você aponta o celular pra pessoa e ele já traz as informações da pessoa no Facebook do momento... momento "volta pra Terra, Alineeee!".

Skype: "Eu sei que deveria usá-lo para fazer ligações mais baratas, mas gosto mesmo é de usar como 'msn'"
Mundialmente conhecido por dar dores de cabeça a operadoras de telefonia (se bem que hoje nem tanto porque há outros apps que roubam o tráfego), o Skype também é um excelente meio de bate-papo #ficadica se você nunca o usou muito para isso ;)

E você? Qual usa mais e qual o perfil que acha que cada um tem? :D

Abs,

Aline - Chica

Nenhum comentário:

Postar um comentário