quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Aquele sobre uma comparação polêmica: Friends vs TBBT

Oie, gente!

Sim, sim, faz um tempo que não apareço por aqui, mas, como definitivamente estou meio sem inspiração para escrever um bom texto como vocês merecem, apelarei mais uma vez aos meus arquivos e postarei o primeiro que escrevi quando fazia parte dos colaboradores do Nós Geeks.

Ele é meio polêmico (até hoje rende comentários por lá), mas gosto do tema e de causar polêmicas, logo... hehehe

Enjoy it!

Abs

Aline - Chica

---------------------------------------------------------------------------------


The Big Bag Theory vs Friends


Oie, galera do Nós Geeks! 

Estou muito feliz por ser uma nova colaboradora do site e poder falar sobre um tema que eu adoro: séries! Para ser muito sincera, preciso aumentar meu leque de séries assistidas, mas curto bastante acompanhar cada episódio, cada fase, aprender as falas e dar risada ou sofrer com nossos intrépidos heróis (ou anti-heróis, como tem ficado cada vez mais popular).

Por isso, resolvi começar com um post que eu já estava a fim de escrever no meu próprio blog, mas, devido ao tema, achei pertinente compartilhá-lo aqui!

Quem já me conhece sabe o quanto gosto da série The Big Bang Theory (fato pelo qual meus amigos zero nerds sempre me zoam), mas também sabe o quanto gosto de Friends (não sei pra vocês, mas para mim será sempre um clássico). Pois bem, para quem não me conhece, deixo logo claro: eu adoooorooo essas séries!!!!

Por isso, resolvi colocá-las em pé de igualdade e meio que causar um embate! Qual é melhor? Ok, ok, pode causar um pouco de polêmica (principalmente para minha amiga Talita, que é master fã de Friends e detesta não curte TBBT), mas acho válido, principalmente para aguçar a curiosidade de quem nunca assistiu Friends ou TBBT, ou (WHAT????) nenhuma delas!!! E para nos divertir, claro!

1) Ambas séries são de comédia e em ambas há as risadas de fundo, o que, na opinião de muitos é o fim da picada irritante. Saibam que, se está entretido e envolvido com o enredo e com os personagens, essas risadas não atrapalham! Na verdade, eu mesma sempre esqueço delas!

2) Tanto Friends quanto TBBT contam os infortúnios, alegrias, constrangimentos e situações engraçadíssimas de uma turma de amigos. No caso de Friends são exatamente 3 mulheres e 3 homens. Em TBBT temos 4 amigos (é, eu vou contar o Sheldon) principais que são assumidamente super, hiper, ultra, mega, master nerds e que têm o status quo abalado com a chegada da Penny, a vizinha super bonita e o amor do Leonard. Já nas temporadas seguintes de TBBT entram mais 2 garotas: Bernadette, a namorada do Howard (?) e Amy, namorada do Sheldon (WHAT 2???). Assim, a turma de TBBT fica com 7 pessoas, mas os principais são os 4 amigos.

3) Tanto em Friends quanto em TBBT, há poucos cenários e os momentos mais engraçados acontecem quando estão todos juntos, principalmente, no apê do Sheldon-Leonard ou no da Mônica. (Quem não lembra dos Dias de Ação de Graça de Friends ou das sempre refeições "fast-food" de TBBT?).

4) Aqui vem a primeira diferença: claro que em ambas as séries qualquer personagem faria falta se, de repente, o tirassem de lá. Mas, para mim, em Friends isso é muito melhor distribuído. Já em TBBT, não há como negar que o personagem, nem sempre principal, mas que é o coração da série é o Sheldon. Ele é mala, metido a besta, arrogante, mas extremamente infantil e capaz de gerar compaixão! Eu sempre me divirto muito com as manias dele hehehe. Já em Friends, todos têm seu devido espaço e, claro, em alguns episodios com mais detaque do que em outros, mas não há um personagem tão central quanto em TBBT.

5) Em Friends vemos um retrato muito mais próximo da realidade de milhares de pessoas do que em TBBT. Para mim, em Friends o foco maior é no relacionamento entre os amigos e com as demais pessoas. Tanto que todas as situações que acontecem comigo ou meus amigos, por mais normais ou bizarras que sejam, sempre me lembram Friends (e como é bom ter amigos próximos que também curtem para você trocar aquele olhar e ele logo entender que é "aquele episódio"). Claro que, nas duas séries, há versões estereotipadas de todos os personagens. Por exemplo, prefiro muito mais as primeiras temporadas de Friends (mas gosto de todas) porque é quando eles ainda são mais pessoas do que estereótipos. Em TBBT, vemos claramente os estereótipos dos caras mega nerds que sofriam bullying quando menores e que têm zero aptidão esportiva.  

6) Porém, TBBT sai com vantagem por ser algo mais atual (nem estou me referindo às horríveis antigas roupas ou aos estranhos cortes de cabelo de Friends), mas por ter referências à coisas que hoje eu e, creio que todos vocês amam: tecnologia, ciência, games e que, na época de Friends eram meio cri-cri (barulho de grilo). Como competir com um episódio (Cuidado: spoilers!) no qual o Raj de TBBT, que não fala com mulheres exceto quando ingere álcool, se apaixona pela Siri (assistente do iPhone)? Tsc tsc tsc...

Enfim, sou suspeita para falar das duas séries e não consigo chegar a um veredicto, mas vejo diferenças claras em ambas, o que só me faz gostar ainda mais! :)

E você, o que acha?

Abs,

Aline - Chica

6 comentários:

  1. Excelente Chiquinha! E esse epsodio da Siri com o Raj é realmente memorável!
    Acho que comparando as duas, não precisamos de veredito, ne? Tem hora pra uma e hora pra outra! Rá!

    ResponderExcluir
  2. Boa, Lei!!! Também acho! Lembro que comecei a pensar nas duas e realmente há momentos para ambas! <3
    Bjkss

    ResponderExcluir
  3. As suas são únicas TBBT S2 - FRIENDS S2

    ResponderExcluir
  4. Só acho que em TBBT as personagens principais não são os quatro amigos, mas os cinco! Penny também é uma das personagens principais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ponto, Michelle! :)

      Realmente concordo que ela faz parte dos personagens principais.

      Abs,

      Excluir
  5. E sobre as duas... É isso aí!

    Impossível mesmo um veredito, as duas são perfeitas e tem seu espaço.

    ResponderExcluir